-
Arquitetos: Quality Innovation United
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Studio Millspace
-
Fabricantes: Danpal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Quality Innovation United (QIU) concluiu o THE CUBE para o International Container Art Festival de Kaohsiung, Taiwan. O tema do festival de Van Buren Supernova gira em torno da luz, estrelas, esperança e uma nova vida. THE CUBE serve para despertar a imaginação sobre o futuro de Kaohsiung enquanto está firmemente conectado ao patrimônio portuário da cidade. O pavilhão é a estrutura mais ambiciosa e o maior pavilhão em mais de uma década do festival.
THE CUBE - elementos comunicantes através de corredores interestelares - é um pavilhão constituído por uma estrutura retangular de aço leve e branca. Ela gera uma hierarquia de espaços nos quais cinco objetos semelhantes a contêineres se encaixam de maneira única, pendurados e flutuando. Os visitantes são convidados a explorar livremente a estrutura e os volumes flutuantes. A iluminação dinâmica e a materialidade dos cubos oferecem ao visitante uma interação multidimensional. Localizado no cais 9 do bairro artístico regenerado da cidade, este cenário pós-industrial tem uma vista perfeita do porto de Kaohsiung. Entretanto, várias outras vistas emolduradas podem ser descobertas ao analisar os volumes.
Devido à pandemia, os contêineres se tornaram uma mercadoria escassa, por isso, materiais alternativos foram usados para construir o pavilhão. Painéis de policarbonato translúcidos leves mantêm a forma do envoltório, criando volumes luminosos horizontais. Eles são guiados pelas linhas de luz interconectadas – permitindo que os visitantes explorem a mobilidade do desconhecido. Os elementos horizontais translúcidos pulsantes evocam a curiosidade e guiam os visitantes para o centro do cubo, enquanto o ritmo da luz e sombra representa o pulso da vida. Os visitantes são convidados a entrar em um volume horizontal para examinar o ‘organismo de luz que respira’. Suas silhuetas são vistas desde o lado de fora e, como tal, eles próprios se tornam performers da instalação.
Através do elemento vertical oco no centro do pavilhão, é feita uma conexão entre o visitante e o céu. Enquanto contempla o interior em forma de caleidoscópio, o céu oferece reflexos infinitos de si mesmo. Explora-se um tema comum entre o volume e as estrelas, são elementos que tornam tangíveis as ideias. O design do THE CUBE, com formas suspensas acessíveis, estrutura esbelta e dimensões totais simples (15mx15mx12m), foi desafiador devido à sua localização - alto risco de furacão e terremoto. Para obter um pórtico esbelto, preservando a composição do módulo original de 3mx3m e inserindo estrategicamente um reforço de 1mx1m – o que garante a integridade estrutural dos volumes flutuantes – a seção quadrada oca da estrutura foi posteriormente aumentada para 50mmx50mm. A mudança é quase imperceptível devido à escala do pavilhão.
A sustentabilidade tem estado na vanguarda do nosso processo de projeto; minimizamos o peso da estrutura selecionando cuidadosamente os materiais certos. Todos os materiais de construção, incluindo as luminárias do pavilhão, foram reciclados após a exposição. “O generoso apoio do Museu de Belas Artes de Kaohsiung, bem como o entusiasmo e a experiência de colaboradores, empreiteiros e patrocinadores durante o processo de construção tornaram este pavilhão possível. Estamos orgulhosos do acabamento de alta qualidade do pavilhão." – Jolanda Oud
THE CUBE deu início ao Taiwan Lantern Festival este ano, durante o qual mais de cem mil pessoas visitaram o pavilhão. Os volumes luminosos pulsantes da QIU pareciam estar flutuando, juntos eles transformaram o horizonte industrial do Porto de Kaohsiung.